QUAL A ORIGEM DAS FESTAS JUNINAS?

O mês de junho chegou! E com ele, as festas juninas. Festas de alegria e comidas gostosas. Mas, você sabe qual a origem das festas juninas?
As festas juninas ou joaninas são uma celebração religiosa européia tradicional do mês de junho. A denominação de festas joaninas teve origem nos países europeus católicos, desde o século IV. Quando chegou ao Brasil, no século XVI, o nome foi progressivamente modificado para junina. Elas representam uma das mais expressivas manifestações culturais brasileiras, principalmente no Nordeste. Nelas são festejados três grandes santos católicos: São João (24 de junho), São Pedro (29 de junho) e Santo Antônio (13 de junho). Inicialmente eram chamadas de festas joaninas, dado o seu vínculo com a festa de São João, o único santo católico festejado no dia do seu nascimento e não de sua morte.
Independente se celebradas nos meses de julho, agosto ou setembro, essas festas devem continuar a ser chamadas de festas juninas. Pois, como vimos, as festas referem-se ao santo e não ao mês de celebração.

Gostou? Comente aí embaixo e compartilhe com os amigos.

Paz e Bem!

Anúncios

4 comentários

    1. Olá Nathaly, fico feliz por vc ter aprendido um pouco mais sobre a nossa fé católica. Não há dados precisos sobre o local de origem. O certo é que as festas joaninas surgiram em países europeus católicos. Entre eles, possivelmente também, a Inglaterra. Paz e Bem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s