QUAL A ORIGEM DA FESTA DE CORPUS CHRISTI?

No próximo dia 30 de maio, celebraremos a festa de Corpus Christi, expressão em latim que significa: Corpo de Cristo. Mas você sabe qual a origem dessa festa?
A origem da festa da solenidade do Corpo e Sangue de Cristo é do século XIII. A Igreja sentiu a necessidade de realçar a presença real do Cristo no pão consagrado. A festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV, com a Bula Transiturus de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes. O decreto do Papa Urbano IV teve pouca repercussão porque ele morreu em seguida. A celebração propagou-se por algumas igrejas, como na diocese de Colônia na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada desde 1270. Seu ofício foi composto por Santo Tomás de Aquino. A festa de Corpus Christi é sempre celebrada numa quinta-feira, devido a instituição do sacramento da Eucaristia.

Gostou? Comente aí embaixo e compartilhe com os amigos.

Paz e Bem!

Anúncios

3 comentários

  1. Olá amigo, parabéns pela iniciativa, bom saber que leigos, assim como eu estão dispostos a evangelizar e falar mais sobre nossa Igreja. Parabéns.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s