ESCLARECENDO – Quando termina a Quaresma?

Num post anterior meu (Curiosidades Católicas – Você sabe como é datada a festa da Páscoa?), algumas pessoas levantaram uma questão: afinal, quando termina a quaresma?

É o que esclareceremos hoje aqui no: PALAVRA DO LEIGO.

Bem, vimos no texto anterior (quem não viu, veja) como é datada a Páscoa. E, a partir dela, como as outras festas móveis são determinadas.

A Quaresma inicia-se na quarta-feira de cinzas e termina na Quinta-feira Santa, conforme previsto no novo Calendário Romano geral, que diz, no n. 28: O tempo da Quaresma vai da Quarta-feira de Cinzas até a Missa na Ceia do Senhor (Quinta-feira santa, à tarde), exclusive”.

E também a Paschalis Solemnitatis da CCD de 1988: “Na Semana Santa a Igreja celebra os mistérios da salvação, levados a cumprimento por Cristo nos últimos dias da sua vida, a começar pelo seu ingresso messiânico em Jerusalém. O tempo quaresmal continua até à Quinta-feira Santa. A partir da missa vespertina “in Cena Domini” inicia-se o Tríduo Pascal, que abrange a Sexta-feira Santa “da paixão do Senhor” e o Sábado Santo, e tem o seu centro na vigília pascal, concluindo-se com as vésperas do domingo da ressurreição”.

Gostou? Comente aí embaixo e compartilhe com os amigos.

Vamos divulgar a nossa fé.

Paz e Bem!

Anúncios

3 comentários

  1. Muito Bom o post.
    Fabio você poderia fazer um post sobre a semana Santa, o que podemos fazer, o que são proibidos. sempre me confundo um pouco com isso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s